Transfobia em boate hétero


Antes de começar, o SELO LUANA DA LAPA! Porque esse texto tá pedindo por ele!

trasvass

Uma boate capixaba “de elite”, famosa em 2009 por não deixar “gente feia” entrar, agora resolveu cagar mais uma regrinha e dizer que mulher trans não é mulher.

Vamos vomitar comigo?

Semana passada, saí com um grupo de amig@s para uma noite em conceituada casa noturna de Vitória. A noite que tinha tudo para ser deliciosa tornou-se uma das maiores crueldades explícitas que já vivenciei na vida.

Ainda na fila para entrada no referido estabelecimento, uma PESSOA muito querida que, além de ser minha amiga, é trans, começou a sofrer diante do preconceito socialmente instituído.

Em filas separadas por gênero, homens e mulheres são revistad@s por seguranças de seu mesmo sexo antes de adentrar a casa, com exceção de “Estrela” (nome fictício), que foi encarada por seguranças femininos e masculinos que negaram-se a revistá-la. Desconsideramos a situação e dirigimo-nos ao caixa para fins de cadastro das comandas de consumo.

Ao checar o RG de “Estrela”, o funcionário pontuou que ela deveria estar na outra fila, juntamente com os homens e que o valor de sua entrada seria Y, pois o valor X era referente às entradas femininas. Mesmo tomada por constrangimento e insegurança frente à essa abordagem que chamou a atenção do público presente, , aquela mulher alta, bonita, sensual, elegante e cheia de brilho afirmou bravamente a sua feminilidade. Para nosso espanto, um funcionário do estabelecimento defendeu vorazmente a conduta, alegando que não era possível saber se “Estrela” era homem ou mulher.

tumblr_mpqc68fdNC1qgeii1o1_r1_400

PERGUNTAR a ela resolveria o “dilema”

Completamente violentada e humilhada, minha amiga pôs-se a chorar.
Pois bem, minha paciência juntamente com minha cota de educação dispensada ao caso chegaram ao limite. Eu esbravejava, gritava, chorava, mas poucas pessoas me ouviam enquanto eu era ameaçada de ser retirada do local juntamente com “meu amiguinho”. Foi então que “Estrela” reuniu todas as suas forças e, num ato corajoso, começou a despir-se a fim de provar a feminilidade que lhe foi exigida para que ocupasse aquele lugar em que estávamos. Imediatamente, os funcionários retiraram suas palavras e permitiram a nossa entrada.

Ainda que a noite já tivesse se tornado um pesadelo, minha amiga insistiu em exercer o seu direito de ir e vir e adentrou a casa. Temendo evitar um desconforto ainda maior à “Estrela”, a acompanhei por alguns minutos, poucos mas suficientes para sentirmos nos olhares de reprovação e desperezo lançados por uma gente insensível e egoísta, o amargo sabor do crime socialmente legitimado e naturalizado.

Tristíssimo relato, mas atitude super corajosa de “Estrela” em se despir para bater o pé pela sua feminilidade.

Gente, se vocês passarem por uma situação parecida, não briguem, não discutam, apenas liguem pra polícia. Eu sei que os policiais não vão fazer nada, mas os jornalistas da TV Gazeta e da TV Vitória AMAM uma matéria desse teor e com certeza vão aparecer na hora.

Você vai receber suas desculpas em rede local e ainda por cima vai boicotar a casa noturna, que pra mim já deveria ter sido fechada HÁ MUITO TEMPO devido a essas práticas discriminatórias.

tumblr_mu2jjzEMfT1qiq7h6o1_500

Ligue!

Curiosamente, pelo que eu lembre, na última vez que fui lá uma das promoters era trans. Estranho ela não ter se manifestado. Prefiro pensar que ela não viu nada em vez de deduzir que temos mais uma amoladora de facas por aí.

45 comentários sobre “Transfobia em boate hétero

  1. Infelizmente isso é mais comum do que se imagina.Aqui no Rio ja aconteceu algo parecido,mas acho que foi numa micareta,ou algo do tipo,não to lembrado agora.A menina trans,queria usar o banheiro feminino,e barraram ela.Foi o maior barraco,foram todos parar na delegacia.Eu fico imaginando eu,um dia passando por esse tipo de situação.Eu acho que saio correndo e chorando,kkkkkk.Ainda bem,que não sou de balada,deve ser super constrangedor isso.Imagine,depois de tudo que a pessoa passou,para se adequar ao sexo que ela se identifica,ser humilhada assim?Eu hein,o mundo está perdido!!!

      • Sou eu sim.Não evolui de um dia pro outro,sempre defendi as trans,até pq sou uma(comecei minha transição a pouco tempo,então pode me chamar no masculino mesmo,não me importo).Não sou preconceituoso como pareceu em meus posts,apenas tenho uma visão um pouco conservadora sobre determinados assuntos.Serei uma verdadeira carola no futuro,é esperar pra ver:)

        • SABIA! Desde o seu primeiro comentário eu sabia que você era trans, e ainda disse isso.

          sou foda demais.

          p.s.: Assista Transamérica, SUA CARA.

  2. Só conheço uma casa desse tipo que tem uma trâns como promoter, acho que o nome dessa boate é uma tal de [nome suprimido]…

  3. Eu não sei o que essa gente tem contra nomes,parece programa da Palmirinha,usam leite moça,mas não dizem o nome da marca,nem sob decreto,hooooo.Eu hein,desembucha logo,ainda mais num caso como esses,tem mais é que divulgar o nome da boate mesmo.Essa gente só toma vergonha na cara,quando o bolso sofre$$$$.

  4. Tem uma promoter trans e ainda assim isso acontece?
    Nem os santos estão do nosso lado… (veneno)
    Se bem que se for a pessoa que eu tô pensando que é quem trabalha lá: bicha rica não é bicha, é homossexual.

  5. Max, to confusãn. A gata em questão é Trans ou Travesti? Pq aqui no interiorrrrrrr todas as Travestis estão se considerando Trans. Mas há uma [sutil] diferença não? No caso de uma Travesti, ela deve(ria) usar qual banheiro? Pegar(ia) qual fila?

    • Acabei de ter a mesma dúvida.E sim,pelo menos no Brasil,há diferença entre travestis e transexuais.Eu também não sei como agir numa situação dessas.Uma transexual,se ve como mulher,então nada mais logico,que use banheiro feminino,afinal o genero dela é o feminino.Agora,no caso da travesti eu não sei,tenho minhas dúvidas,e isso é uma polêmica.Mas a princípio,acho que uma travesti,também deve usar banheiro feminino.Mas realmente não sei,fica a dúvida no ar.Deixe o Max dar pitaco nisso.

    • Não faz diferença. Trans se identifica como uma mulher com todos os seus quesitos de comportamento e na maioria das vezes não se relaciona bem com seu órgão genital (tendo a intenção de tirar, mesmo que não tenha tirado… ou não também), travestis também têm a identidade feminina (e por isso também usam o banheiro feminino), mas não compactuam com tudo o que condiz com o universo feminino e o que é ser mulher… elas têm identidade feminina, mas se permitem permear os dois universos (e por isso convivem, amam e usam seus paus com regozijo)

      A maioria das travestis estão se declarando trans porque travesti surgiu no país como uma contra-cultura, um ponto de tensão, que se faz pouco necessário nos dias de hoje. até porque é mais “fácil” ser trans um país desgraçado como esse, né?

          • Filha ou filho,qual seu sexo?Aliás,isso é irrelevante,mas pense bem nesse negócio de ser bombada.Nao tenho nada contra quem usa essas coisas,cada um sabe de si,mas mais cedo ou mais tarde,o corpo ira cobrar um preço por isso.Quer isso mesmo pra vc?Quer ficar gostosa,faça academia,e capriche na dieta.Sempre da certo,mais cedo ou mais tarde.Apenas fiz um alerta,não fiz um sermão.A escolha é sempre de cada um.Bjs

          • Valeu pelo toque, Thiago :), mas não tô a fim de me entupir de porcarias não, é que onde eu moro, o sedentarismo reina e não faço idéia de como ser uma bombada haha. mas tudo direitinho mesmo, sem bombas

          • Eu te explico gata; nao se preocupe que não precisa tomar bola pra ficar bombada, mas a senhora vai ter que gostar uma boa grana, prepare-se. JÁ SEI. Max, posso fazer um guest post babadeiro sobre como ficar bombado sem precisar de anabolizantes????? Deixa? Pleaseeeee? Só que nao vai ser pra amanhã pq além de trabalhar eu estudo néan….

        • Faça o post,tb apoio,só não sei se no meu caso vai adiantar de muita coisa,ja que tomo hormonio feminino.Mas não custa tentar.Malho demais,e sofro pra ter ganhos,e não quero ficar com corpo de homem.Ho céus…

  6. Eu não consigo assimilar que isso ainda exista, é como se fosse um filme de terror que você acha que pode mudar de canal, mas não pode.
    Fico muito feliz de terem pessoas como você ( Max ) que estão por ai nos lembrando da realidade.
    E ainda mais feliz que existam pessoas como a “Estrela” que não tem medo de brilhar.

  7. Domingo passou na Globo News, no programa do Gabeira, uma reportagem sobre um presídio da Paraíba, com uma ala de detentos transexuais e travestir. Acho que o BBC já fez um post sobre isso. Achei interessante a sensibilidade da direção da prisão em humanizar e encarar a diversidade de uma forma tão respeitosa.
    Por isso, ao ler sobre essa agressão, vejo o quanto temos que lutar.

  8. Amigos, fiquei desgostos com essa comportamento, na casa noturna. Quanto ao travestismo (desculpem pelo sufixo -ismo), eu, sinto-to perdido em como tratar o caso.

  9. Errata: degostoso; sinto-me.
    Eu trato-as como mulheres, apesar da estranheza que me causa. A identidade de genéro e orientação sexual são um poço sem fim, pois quando mais aprendo menos certezas tenhos. As vezes, acho que a ignorância é um dom.

  10. Como sempre esses lugares ao invés de dar um passo a frente na sua conduta,insistem em vestir a carapuça da burrice e dão vinte passos para trás…

    Dicas do Enem:

    Por que SÃO PAULO, mas SANTO AGOSTINHO?
    Depende da letra que começa o nome do santo.
    Se for vogal, usamos SANTO: Santo Agostinho, Santo Inácio, Santo André.
    Se for consoante, usamos SÃO: São Paulo, São José, São Bento, São Caetano, São Vicente.
    Há exceções: Santo Domingo, Santo Toríbio, Santo Tomás de Aquino…

    • EU sou um santo, ou são, meu nome está ali, eu não vou ganhar processo não pq sou um São Firme, aliás, gosto do diminutivo pq é mais fofinho, são firminho

  11. Os seguranças de lá são todos idiotas! Agressivos por qualquer coisa. Sem contar que um garçom (Paulo Vitor ou Carlos Vitor) (moreno, sarado e olho claro. Ahh, e muito gostoso kkkk) de lá bem ia para uma outra boate, que pegou fogo, só pra pegar uns boys com o amigo dele. E ainda chamava pruma surubete. E agora está de namoradinhA.. aloka!

  12. Mas delícia mesmo é ver como o papo fluiu nos comentários deste post, todos encaixando sua opinião, alguns com bastante personalidade inclusive, sem invalidar a opinião alheia, todos militando, defendendo e se colocando na pele de ” Estrela’ tentando dimensionar o constrangimento dela, por isso que visito esse blog religiosamente, a Max consegue fazer umas coisas que são surreais, até mesmo sem intenção as vezes a e Outra coisa, a saudade da Tchyna é tanta que chega doer, Max manda beijo pra ela e fala com ela pra dar um alow aqui e escrever algo pra gente.

Comenta, beesha!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s