O que é que Vila Velha tem?


Um mistério paira sobre nosso estado: por que, afinal de contas, Vila Velha bomba mais do que Vitória no quesito número de boates? O fato é que há alguns anos muitas boates gays brotam na cidade, enquanto a capital que deveria ser o centro de todas as atenções míngua com apenas uma.

Bichas de outras cidades lendo este post.

É sabido que, no passado, a situação era extremamente oposta: Vitoria tinha várias boates (a maioria no Centro) e Vila velha não tinha nada. O que mudou de lá para cá? Conversei com alguns amigos para tentarmos entender afinal o que Vila Velha tem que as outras cidades não tem.

O fato é que houve uma rixa histórica entre as bichas de Vitória e Vila Velha, especialmente entre as drag queens. Essa rixa só era colocada em suspenso quando a questão era a Serra, aí todo mundo se unia para falar da outra (leia mais sobre isso aqui).

Típica bicha de Vitória

A primeira resposta é que Vila Velha tem mais bicha numericamente, pois a cidade é mais populosa. Não sei se é assim, mas quando a  gente anda pelos terminais de lá, uns 60% das pessoas são gueis com os penteados mais bafoentos e os que mais desafiam as leis da física e do bom gosto. Segundo o IBGE, Vila Velha tem 90 mil pessoas a mais que Vitória. Mas será que isso é suficiente para dizer que há mais viado na terra dos canelas verdes? Mais gente quer dizer mais viado? Cadê os números do senso das guei de Vitorinha para tirar essa prova?

Típico morador de Vila Velha

Porém, entre os meus entrevistados a resposta mais comum é que a diferença entre os viados de Vila Velha e Vitória não é quantitativa, mas sim qualitativa. Entre as pessoas com quem falei houve unanimidade ao dizer que as viadas de Vila Velha são mais fervidas que as de Vitória, que por sua vez tendem a ser mais frescas e elitistas.

As (bichas) vilavelhenses são mais povo, as de Vitorinhas ficam fazendo carão, as de Vila Velha se jogam mais“, disse uma amiga. Uma guei falou: “Vitória é vitoriana, é sempre pelos bons costumes, Vila Velha é ferveção” e completou “sempre que pego ônibus verdinho de Vitória, logo noto a diferença, não é como o povo das outras cidades em torno, eles são mais bem vestidos, mais comportados, mais limpinhos e cheirosinhos, mas também são mais arrogantes e cara amarrada. Agora pega um transhca em Vila Velha! É babado confusão e gritaria. Tem o mendigo atacando no 507, tem a própria Max!”, riu.

Vila Velha Wins!

Houve ainda quem dissesse que Vila Velha tem uma infraestrutura melhor para este nicho de mercado. Max Pederzini, coautora deste blog, foi uma delas e comentou: “acho que é porque é tudo pertinho em Vila Velha, e tem muitas áreas escuras, isoladas, ótimas pra boate. As encubadas odeiam lugar iluminado“. O preço dos espaços e a especulação imobiliária também foram comentados como razão para o sucesso da cidade que foi nossa primeira capital. “Tem a questão do preço de venda e aluguel de imóveis que é muito alto em Vitória. Além disso, o povo de Vitória não gosta de ir longe para sair. Não vão nem ao Centro, onde seria possível conseguir um preço mais baixo. Mas realmente não sei se também não é falta simplesmente de abrirem mais estabelecimentos que sejam bons“, me disse um cafuçú magia.

Outro fator destacado foi a questão financeira. Alguns creem que em Vila Velha as casas noturnas conseguem fazer/fazem preços mais camaradas e os custos e logística de acesso, transporte e alimentação na cidade são mais em conta para os clientes.  “Vila Velha é uma cidade maior e o povo não gosta de pagar pedágio… Pessoas de cariacica, por exemplo, também preferem vir pra cá porque as coisas são mais baratas. Tanto que as boates que bombam em Vila Velha atraem um publico de poder aquisitivo menor que o das boates de Vitória“, argumentou uma bichinha vilavelhense.

Um dia qualquer na orla de Cogayral de Itaparica.

Por fim, para alguns entrevistados a cidade de Vila Velha simplesmente tem uma estrutura e uma tradição junto ao público LGBT e chegaram a classificá-la como um grande point gay. Uma viada afirmou galhofeira: “tem a Feira do Cu e lá (Vila Velha), é onde a tradição do congo é mais forte, né? Porque tocar a casaca, esse instrumento fálico com uma cabeça esculpida transforma até o maior machão numa belíssima bill“. Outra também comentou brincando: “Todas as boates são só pra suportar a demanda de Cogayral, só tem viado nessa porra“.

E você? Por que você acha que Vila Velha é tão privilegiada de ambientes dedicados ao público gay?

34 comentários sobre “O que é que Vila Velha tem?

  1. Verdade os viado de vila velha são mais lindos.. por sinal. Bem na serra q tem uma área territorial, poderia tem uma boate glst.

  2. Concordo com todos esses pontos, mas principalmente com a questão do espaço. Vila velha tem mais lugares vazios, os recantos escuros tb são um fator importante, já imaginou uma bicha fina encubada na fila p/ entrar em uma boate gay em um bairro tipo P. do Canto???
    Vitória é uma cidade cara e quem quiser abrir boate gay por aqui terá que arcar com os aluguéis caríssimos ou mesmo a compra de um imóvel que pode ser facilmente usado p/ abrigar mais um point mega hétero de sertanejo universiotário onde a elite capixaba vai brincar de micareta interiorana.
    Quer saber? não sei de nada, só sei que adorei e roubei o quadrinho da bicha fazendo pole dance!

  3. kkkkkkkk aqui é Team Vitorinha ! Pela volta da tradicional familia gaypixaba e dos bons costumes!
    Mas enfim, o fato é que VV é uma cidade dormitório, ou seja, o povo vai trabalhar/estudar em vitorinha durante o dia, mas voltam para seus lares na atlântida capixaba durante a noite. Ou seja, as opções de entretenimento tendem a ficar localizadas aonde as pessoas vivem, pq já não basta atravessar a terceira ponte a semana inteira, e no fds ter que passar de novo pra voltar pro “local de trabalho” atrás de uma ferveção?
    Em relação a serra, esperando o globo reporter de sexta-feira sobre os serráqueos: quem são? onde vivem? de quem se “alimentam”?

  4. ~bichinha vilavelhense~ é o seu edí, dona Dé! Hahahahah
    A próxima vez que encontrar a senhora no Lucas, faço uma vagina na sua cara à base de navalha!
    Hahaha brinks, te amo ❤

  5. Vila Velha é tão privilegiada de ambientes dedicados ao público gay… porque existem as gaytapas 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10….oo
    O maior condomínio gay da America Latina.

  6. desculpa eu perguntar isso aqui, n tem nada haver com o post, mas… alguém sabe como proceder num ponto de pegação? Eu fui no banheiro dum lugar aqui e bateu essa duvida, obrigadinho.

  7. Eu acho que a tendência é VV se consolidar de vez como a cidade mais gls da região. É natural a ida das interioranas para os grandes centros quando chegam à determinada idade. Cariacica ainda carece de infraestrutura; Serra está crescendo, mas é uma cidade muito grande e as distâncias são enormes (o que dificulta a consolidação dos “guetos”), Vix é muito cara e os imóveis estão lá nas alturas, VV acaba sendo uma alternativa. Além disso, Vix é a menor capital do país em extensão territorial, não tem perspectivas expressivas de crescimento populacional, ao contrário das cidades vizinhas.
    É legal lembrar também que Vila Velha é a cidade mais evangélica do ES. É estranho VV abrigar duas comunidades tão “distintas”, mas analisando mais a fundo, talvez esse seja mais um dos fatores de a comunidade LGBT ser um pouco mais visível em VV do que nas demais cidades da GV. Eu percebi que a militância evangélica em VV é muito forte (a mais forte do estado), elegendo inclusive políticos fundamentalistas. Seria essa militância evangélica a responsável pela expressividade das gays de VV?, seria uma forma de afronta das gays e de dizer “existimos caraleooo”??. Até a parada gay de VV é mais militante…
    Concordo com os pontos colocados no post do Dé, apenas acrescentei outras possibilidades…

  8. Morri com a Gaytapas. kkkk
    Sou de Coqueiral e fico besta quando vou para a faculdade de buzao e o 555 mais parece o ônibus do filme Priscila, a rainha do deserto.
    Juro que as vezes acho que tem alguma bicha no teto do bus.

  9. Vila Velha tem muito mais gays assumidas para a sociedade e para a própria família, muito mais gays com círculo social também composto de outras gays assumidas.

    Sem falar que as de vitórinha tem uma frescura que não tem precedentes. A maioria delas tem preconceito social (fervorosamente). Desculpa ofender, mas eu já frequento diariamente Vitória a muitos anos, conheço as bichas de lá bastante pra poder jogar essa verdade.
    Quem é que vai acordar as bichas de lá para o fato de que São Paulo é outra cidade do sudeste?

  10. Eu morro de vontade de conhecer Vitória e Vila Velha por causa deste site. E imagino que vou encontrar Dé, Max e Tchynna no aeroporto, tipo aquele povo que vem pro Rio e acha que vai encontrar a Xuxa na praia.

  11. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MORTAAAAAAAAAAAAA COM ESSE POST !!! KKKKKKKKKKKKKK .. CAUSOU.. TEAM VILA VELHA ALWAYS S2

  12. deus me livre esse coqueiral de itaparica só tem viado, peguei 1 onibus lá outro dia, na boa, de 15 pessoas ke tava no busu so´eu e o motorista que éramos homems, o resto …

  13. Vila Velha possui duas bacias hidrográficas; as bacias dos rios Guarapari e Jucu , cujas áreas são, respectivamente, de 32 e 179 km². O rio Jucu é o principal rio que banha o município, nascendo na região serrana, em Domingos Martins , e desaguando no Oceano Atlântico, em território vila-velhense. É responsável pelo abastecimento de água de 60% da população da Região Metropolitana de Vitória.

  14. não se esqueça do tal jardim d´lá pen´huã, e lugar pra dar viado e tudo promiscuo, AQUELE LUGAR fede a hiv. nem me pagando eu meto vara.

Comenta, beesha!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s