Nós somos a multidão e estamos (re)tomando as cidades!


ponte vitória protesto vixOntem (17), as ruas da capital do Espírito Santo, Vitória, foram tomadas por uma multidão estimada em 20 mil pessoas. Estávamos juntos assomados ainda aos 100 mil do Rio de Janeiro, aos 65 mil em São Paulo e a infinidade de outros muitos espalhados por todo o Brasil. E o mais bonito era perceber que esses manifestantes eram acima de tudo multicoloridos em suas reivindicações em busca de um bem comum maior: a democracia real!

Eu estava lá e fui testemunha. Pude ver pessoas ligadas a várias lutas e bandeiras (literalmente em muitos dos casos) como LGBTs, negros, população de rua, legalização das drogas, religiosos (principalmente religiões minoritárias), transporte urbano de custo justo e de qualidade, feministas, trabalhadores, melhorias sociais como saúde e educação, reforma política, contra a PEC 37, contra a repressão policial e MUITAS outras. Éramos tantos e tão múltiplos, e tínhamos consciência que era justamente nisso que estava nossa maior qualidade.

Bandeiras do protesto em vitória

Fomos à rua, pois queremos a democracia neste país. É por meio da nossa multiplicidade social, composta por inúmeras diferenças internas, que estamos tentando, acima de tudo, PRODUZIR uma luta comum que permita nos comunicarmos e agir em conjunto. Sem partido, numa organização em rede em que trocamos uma autoridade centralizadora por relações colaborativas é que nós queremos gritar: somos a nova ordem social mundial! E queremos que aqueles que estão no poder – TODOS ELES, DE TODOS OS PARTIDOS! – nos ouçam: SEUS APARELHOS DE PRODUÇÃO DE VERDADE JÁ NÃO FUNCIONAM MAIS, NÓS REIVINDICAMOS OUTROS, ESTAMOS CRIANDO O NOVO!

Leia também Nós dizemos revolução.

7 comentários sobre “Nós somos a multidão e estamos (re)tomando as cidades!

  1. Foi Lindo…
    Vi um grupo com uma bandeira colorida, achei perfeito.
    Aproveitando que amanhã irão votar o polêmico projeto de “cura gay” poderíamos intensificar os cartazes contra Feliciano e contra Homofobia (vi alguns no protesto de ontem).
    Afinal essa causa também é nobre! 😉

Comenta, beesha!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s