Os Tabus Sociais na Percepção dos Gêneros e Papéis Sexuais


Esse vídeo explica de forma esclarecedora “Os Tabus Sociais na Percepção dos Gêneros e Papéis Sexuais”. O documentário, dirigido e produzido por Júlia Balthazar, propõe discutir a questão dos gêneros sobre diferentes perspectivas (psicológica, filosófica e jurídica) na tentativa de romper com os mitos que cercam o tema.

A professora doutora Tatiana Lionço, expõe sob o viés da psicologia o conceito de plasticidade da sexualidade, “o desejo é construção humana imersa num universo simbólico, determinado por experiências relacionais do indivíduo”. Ou seja, a história da pessoa é que vai determinar uma orientação e uma representação para si. Penso que no fundo já existe uma predisposição para ser gay. Seria essa teoria uma forma polida de reafirmar a idéia de opção sexual?

O documentário contém ainda a opinião de mais dois especialistas, professor doutor em filosofia Hilan Bensusan e da ministra do Superior Tribunal Militar, Elizabeth Rocha. Mais um trabalho que merece ser compartilhado com vocês.

Fonte: Plur@l – Grupo de Diversidade Sexual

5 comentários sobre “Os Tabus Sociais na Percepção dos Gêneros e Papéis Sexuais

  1. Como poderia ser uma “opção sexual” se desde os 5 anos, desde que me entendo por gente sou gay? Claro que só vim a entender o q eu era com 9,10 anos, mas desde os 5 eu já sabia, só não sabia o nome e o q tudo isso acarretava

Comenta, beesha!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s