Top Drag ES 2013: resultados comentados


Vencedora Top Drag ES 2013_Nick Sthaufer

“Arrasei, quirida!”

Com grande honra e responsabilidade que aceitei ser jurado de um dos concurso da noite gay mais importantes do estado: o Top Drag. A responsabilidade é grande, pois as meninas investem muito tempo para elaborarem suas performances e figurinos, além de dinheiro. Sem contar a expectativa de receber a faixa que abre portas para se estabelecer no mercado de show performáticos de todo o país.

Os quesitos eram claros: dublagem, visual (incluía figurino, make-up, cabelo etc),  performance e originalidade. Qualquer um desses quesitos poderia levar a candidata a vitória ou a ruína. A avaliação de alguns quesitos eram óbvios como a dublagem e o visual, sendo aquela quem sincronizava melhor os movimentos dos lábios com a música executada e esta quem estava esteticamente mais bonita e interessante.

Muito justa e honesta.

Já performance, por exemplo, é uma qualidade mais subjetiva; alguns considerariam saber bater bem cabelo. Na minha avaliação, é quem causava mais comoção no público, despertando sentimentos, explodindo em pulsão de energia coreográfica e que é coerente com a “personagem” que está realizando no palco. A originalidade é aquela que traz algo novo no que é feito até então por outras drags, que reinventa o fazer performático.

Foram ao todo 11 candidatas, mas comentarei apenas as 5 primeiras colocadas (em ordem decrescente de colocação), destacando os pontos fortes e fracos, pois se para ver tantas candidatas para muitos foi complicado, imagina ler sobre…

Mas chega de enrolação e vamos ao que interessa, as top drags:

————————–

isa5° – Isabelly Bennett

A produção estava simplesmente um luxo: uma roupa de fundo branco fechada nas pedrarias literalmente dos pés a cabeça – riqueza, beu abôr! Brilho, brilho brilho! Ela entrou usando uma máscara toda trabalhada nos swarovski.  Se não ficou melhor colocada foi por sua performance e dublagem serem pouco precisas.

.

rayssa4° – Rayssa Sheiffer

Rayssa tem o mérito de mesmo com pouco tempo de montagem já ter criado uma imagem própria forte. Rayssa se destacou pela performance, especilmente pelo bate cabelo, possivelmente o melhor da noite. A dublagem também foi super bem executada. No entanto, Sheiffer não impressionou no visual e trouxe pouca novidade, nem em relação ao seu trabalho, nem em relação às outras.

.
cyrax3° – Cyrax Simon

Tenho um grande apreço pelo trabalho dela, pois, assim como Rayssa, imprime como poucas sua marca, ímpar. Se o concurso fosse de maquiagem corria sério risco de vencer, pois a make estava simplesmente irrepreensível. O visual estava lindíssimo. A performance em vários momentos foi de arrepiar, assustadoramente passional.

.
kyara2° – Kyara Sthingyrl

Era umas das minhas indicadas a vitória e uma das preferidas do público, tendo arrancado palmas e gritos apaixonados de “já ganhou”. O visual estava fabuloso! A produção em tons laranjas fluorescentes  estava tão apetitosa, que dava até vontade de morder. O make-up desenhado de forma precisa e impecável davam a ela um olhar hipnotizante. A maior característica de Kyara certamente foi a performance: forte e eletrizante! Empolgou o público e quase deu a ela o grande prêmio da noite.

Aqui o vídeo da apresentação.

.

nick1° – Nick Sthaufer

Daí você pergunta: se Kyara foi tão bem, por que não ganhou?

Drag queens são pessoas que tem que dar show e não seguir uma cartilha. O que deu a Nick a vitória foi a originalidade de seu trabalho. Ela corresponde ao que foi Draken (2010) e Ryslen (2011) que em seus respectivos anos venceram pela inovação que as diferenciaram das concorrentes. Nick ganhou pois além de estar com um visual belíssimo e ter imposto uma dublagem competente, trouxe um conceito claro, forte e criativo.

Era evidente o “tema” da apresentação que referenciava as touradas espanholas, sendo que era ao mesmo tempo o toureiro e o touro, ou seja, vítima e algoz. Com isso, ela fugiu da obviedade da performance, leia-se “bate-cabelo”, e imitava movimentos que remetiam ao taurus. Além disso, surpreendeu em vários outros momentos, como quando ela tirou os chifres e exibiu uma peruca tradicional de drag, mas pra surpresa geral, tirou essa peruca também, exibiu seus cabelos naturais, que formavam um moicano comprido. Ao fazer isso, saiu uma nuvem de glitter de sua cabeça. Quando ela bateu cabelo, o espaço foi tomado por uma névoa de brilho e fez com que todos fossem “contaminados” de alguma maneira por sua mágica.

Estava tudo muito bonito e interessante. Deu espetáculo! Deu show! Mereceu! Parabéns a ela e aos envolvidos.

P.S.: Nick não é a cara da JujuBee?

————————–

De maneira geral, o saldo do Top Drag foi extremamente positivo. A competitividade e empolgação das candidatas gerou um show incrível, estão todas de parabéns. Quem ganhou foi o público que soube retribuir com seus aplausos e vibração.

E que venha o Top Drag 2014 com mais surpresas, glamour e novidades!!!

Veja mais fotos do evento em LGBT-ES.

68 comentários sobre “Top Drag ES 2013: resultados comentados

    • Hahahaha nossa que podre. Qualquer semelhança é uma mera coincidência …E faça um favor neh .. vcs falarem que a dublagem da ganhadora era COMPETENTE … é ser muito “bonzinho” com ela .. que cagou a música toda. Eu não sou muito fã de bate cabelo, mas a merecedora do título sem duvidas era a segunda candidata pois era a candidata que REALMENTE apresentou o melhor conjunto da noite e que de fato foi a que mais impactou. Drags realmente não tem q seguir uma cartilha padrão, mas que faça algo bem feito e criativo .Não algo tão porcamente como o que foi apresentado pela vencedora. De que adianta ela ganhar pelo resultado dos jurados e ser rejeitada pelo público presente, colocando a credibilidade e honestidade do concurso e a dos jurados a zero ??? Acho que A voz do público e a voz julgadora, colocando a segunda candidata como a grande vencedora e considerando a ganhadora digna de pena, por levar um título que não saberá carrega-lo queimando seu nome com uma baixa qualidade de show.

  1. Saber que perder também faz parte, é um bom começo. Se a segunda colocada não teve mérito de vencer está competição; adeus, bye bye! Agora fica de recalque…>>>> Se recolham garotas, e vão se preparar para o TOP de 2014, quem sabe vocês tenham um chance.

  2. Ai, vamos para de Show, porque esse concurso já perdeu sua credibilidade e honestidade a muito tempo. É apenas mais uma festa na Tia (Chica). Na verdade deveria se chamar STOP DRAG, porque é cada coisa que vemos. Ao menos em um quesito elas se empenham, Sustentabilidade, porque oque tem de coisas reaproveitadas ali, não é Brincadeira.

    Vejamos pelo Mis Simpatia, até a “Nara Petróleo” já ganhou. rsrsr
    Então ai já vemos o nivél.

  3. Deviam pegar as bees ke comentam aki e as respectivas madrinhas das drags e fazer uma luta no gel.
    Ai colocariamaos um Ringue boy com as fotos das bees ekuanto um apresentador diria trechos Dos aRgumentos.
    KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA.
    Seria hilário.
    O concurso deveria ter eliminatorias, pois 11candidatas fica cansativo e apos ver o 5º show ninguem aguenta ver maisdo mesmo.
    Sem contar ke faltou musicas novas, 0pois uma bee ex drag ke estava ao meu lado, sabia dublar perfeitamente pelo menos ums 5 musicas.

    • O concurso deveria ter eliminatorias, pois 11candidatas fica cansativo e apos ver o 5º show ninguem aguenta ver maisdo mesmo.

      +1

      • recalque e mato ela arrazow em tudo ñ e atoa que foi preparada pelo DOUGLAS LOCATELLI ,e o site babado certo falou tão bem dela e quanto das outras ,esse ano deu KYARA ( ja ganhou ) o publico achou perfeito eles que pagam a tia chica ,e isso q importa …

  4. sera pq esta tal de Nick ganhou, sera pq tem ligação com uma drag conhecida( andrexa symon). pois uma bicha memso falou que a propria usou em guarapari.
    nunca vi esta Nick fazer show, apenas em concurso de top drag, bom sera que veremos ela quantas vezes no ano, ou so ano top drag do ano que vem.
    bom espero que o ano que vem mudem os jurados, pois todos os anos sao os mesmo, e em todos os concursos sao os mesmo.
    Douglas Locatelli como sempre vc arrazou nas produçoes.. pelo menos todas foram novas, nao repetitivas.

    bye bye

  5. Os shows foram fantanticos (nem todos), aonde está a originalidade na ganhadora? Uma ganhadora deveria ganhar pela sua garra, seu esforço tanto corporal e tanto financeiro! Daria o prêmio para outra e não essa que saiu do anônimato e vai continuar no anonimato, pois ninguém gostou do resultado e nem eu! Espero que o drag star seja melhor, porque me decepcionei com o resultado igual a todos.

  6. Adoro o “pós” desses concursos…
    Adoro as cenas do tipo: “To eliminada”
    “Não fiz o requisitoãm”..

    rsrsrs

  7. Cara, eu estava lá e gostei da primeira candidata, dessa daí que ganhou e da de laranja (Kyara?). Para mim foram as melhores. Óbvio que falo como leigo no assunto, para mim o que valeu ali foi a diversão e a minha percepção de qual foi a melhor. Ela foi boa e eu gostei da apresentação.

  8. Essa bixa estranha, a tal Douglas, acha que o as candidatas dela merecem o titulo, todos se lembram da ex namoradinha dela, (eu até esqueci o nome do cão só lembro mesmo do sorriso goiaba), que disputou o belíssima, e perdeu para Michelly Moraes,na época ela arrumou o mesmo auê de agora, e a bixa era tão belíssima que nunca mais disputou nada.. Em tempos, Top Drag era quando, existia Lana Vicíous,hoje Lana sodré, Hanna Kethelyn, Hillary Hoffman, entre outras antigas, todas essa aiii são apenas um bando de macacas pulando para la e para cá, como se fossem epiléticas…

    Beijo no corpo

        • Realmente deve ser… Esse tipo de viado é tradicional pra mim: elas destilam ofenas ao invés de uma argumentação digna. Eu queria muito ver uma foto de alguém que se intitula ‘Pintosa Perigosa’ para saber se realmente eu que sou a ‘bixa estranha’ da história… Kkkkkkkkkk.

          • E quem disse que você tem nome ou sobrenome gatinhaaaa ? Você é apenas mais uma bixinha na noite gay capixaba, conhecida no meio apenas dessas bixinhas estranhas que você se rodeia ( o que não da margem para fama nenhuma), e minha argumentação é digna, afinal sua ex sumiu do meio gay, e você continua com o mesmo close magro de sempre, “cristais Austríacos”, kkkkkkkkkkkkkkkk, ou para mim, strass para montagem de bijuteria impróprio para uso em roupas, pede para alguém tem ensinar o que é Hot Fix… E vocês vão mesmo querer contestar as drags que citei a cima ??? Por que se forem mesmo, triste vai ser assistir o futuro dos shows de drag!

            Beijo no corpo!!!

          • Primeiro: quando me refiro a nome e sobrenome não falo de ser famoso, falo de ser homem o suficiente para não ser Fake e botar a cara para bater como eu tenho moral de fazer e você não tem. Outra coisa: o brilho de Strass Hotfix é muito inferior aos que eu uso. A minha técnica de bordado é a mais complexa que existe. Sou o único que consegue fazer um bordado difuso com escala métrica das pedras em perfeição. Tanto quanto apenas uma máquina conseguiria fazer. Ah, você não entende nada de roupa mesmo. Vou nem discutir…
            Mas que eu queria ver a foto da sua cara, eu queria pra ver se você é tão linda quanto diz ou se é apenas mais uma dessas mariconas de Salão que fica implorando pra ficar comigo e que sempre faço questão de cortar… Acertei né? Kkkkkk.

          • Talvez você conheça o Hot Fix errado queridinhaaa experimente Swarovski , outra não sou maricona, você se acha belíssimo néé ??? kkkkkkkk se manca viado… Uma bixinha quer fazer de outras, andava de mão dada co bixa montada com o pé meio metro para fora da sandália dentro do shopping Vitória, te manca e acordaa Alice você é perfeita mas não e famosa, tadinhaaaaa, talvez na próxima… Perto de você Henrique Filho é, bagaço de laranja né flor…

            Beijo no corpo

          • Quando você tiver NOME e SOBRENOME continuamos a exaltação à minha argumentação superior. ^^

  9. Bom! que eu saiba Aplique não vale … a Ganhadora tava tão pobrinha que nem msm ela acreditou qi tinha ganhado, poois querendo ou naum ela sabe que ela não merecia aquele Titulo. Falow isso Porq embora ela carregue a faixa , não ira valer de nada. Caros amigos Façam uma breve Comparação da Top drag 2012 pra top drag 2013.. Para voces verem qi diferença de Potencial … isso é a prova de que o Top drag esta Caindo.. Sinto muita dó da ganhadora .. Mas fazer oq né …

      • Deusa suprema, estrela do oriente, sex symbol, desejada, …, Douglas, não respondi mais por que você falou que não me responderia mais, kkkkkk fiquei muito sentida sabe, você muito importante para vida terrestre… Me responda uma coisa Divindade Suprema dos Shows de Drag, ta preparando alguma coisa para o tal Oscar ??? Lá, acho que você não vai poder gritar tanto quanto fez no vídeo da sua, amiguinha alaranjada….

        • Nossa, você sabe de cada passo que eu dou hein! Vejo que ou muito me ADMIRA ou muito me INVEJA. De todo modo, obrigado por elevar ainda mais meu ego me fazendo sentir mais uma vez o centro das atenções! Kkkkkkk.

          • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Você é ótima…

Comenta, beesha!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s