A propaganda de tevê destinada a gays realizada pelo Ministério da Saúde foi vetada pela Presidência da República. A intervenção acontece seis dias depois da campanha ter sido divulgada pelo órgão. A exibição da propaganda só poderá ocorrer se a cena de carícia entre os dois atores for retirada, segundo determinações da presidente Dilma. De acordo com a Agência O Globo, o vídeo estava em exibição no site do Ministério da Saúde, mas já foi retirado.
O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo estão preocupados com as altas taxas de infecção pelo HIV entre jovens gays e fizeram um apelo, por meio de nota, para que campanhas de conscientização sobre a AIDS voltada para este e outros públicos mais vulneráveis à doença sejam transmitidas em canais abertos de televisão. Na mensagem, a Coordenação do Programa Estadual DST/Aids-SP e os coordenadores dos Programas Municipais DTS/Aids-SP afirmam que “campanhas direcionadas para jovens gays necessitam ser divulgadas na mídia televisiva, com linguagem específica e direta, pois constituem-se em ferramenta imprescindível para o enfrentamento da epidemia, redução da homofobia e do preconceito”.
É justamente o contrário do que fez o Governo Federal ao vetar o vídeo no Carnaval de 2012. Com a alegação de que o vídeo foi produzido para ser exibido apenas em locais de frequência LGBT, o Brasil ganha nota ZERO no quesito evolução. Outro vídeo foi produzido e você confere abaixo:
Nessa nova campanha os gays aparecem, mas em forma de número de casos que aumentaram nos últimos anos. É destacado o “aumento de mais de 10% nos casos de AIDS entre jovens gays de 15 a 24 anos” nos últimos 12 anos, o que fez com que o Ministério da Saúde anunciasse, ainda em 2011, essa população como sua prioridade nas políticas de combate ao vírus HIV no Brasil.
Ao invés de mostrar a realidade, o governo continua preferindo nos tratar como estatística. Não sou apenas um número, tenho voz, pago minhas contas, sou cidadã e tenho vergonha de ter votado em você, Dilma…
Sem comentários… Que estupidez!!!
Nota zero Dilma! (Não votei em nenhum presidente)…
O pior é que os outros candidatos da época dela (Serra, Marina e Plínio) já tinham dado suas declarações em desapoio aos LGBTs.
Votar em Dilma parecia mais seguro… Mas não foi 😦
Marina? ela estava apoiando, não?
Marina era a maior favoral a comunidade LGBT, Dilma se não me engano era uma que estava em apoio a igreja ou algo do tipo, se omitindo, acho.
marina? vc tá doidja? ela é evangélica fervorosa! não lembro se da universal ou da assembleia de deus
Nem lembrava, eu tava la no alegre dai justifiquei tudis,(ia votar na marina, soh pq era PV) qnd tinha sinal na tv era milagre, internet então… achava que marina tivesse sido a favor, enfim
Assembleia de Deus… Entretanto, ela parecia saber separar religião de política!
Não, gente.
Ela declarou ser contra o casamento gay, justificando que sua igreja não concordava com isso (mesma coisa dita sobre o aborto).
Então, Iza: ela não sabia separar religião de política, assim como os outros… 😦
Por isso eu bebo…
Geentchy ká pra nois neeh, nunca que dilminha sapata ia aprovar isso, ja era de se esperar. (rs) , =/
Não to dizendo que não deva ter propagandas do tipo, acho que é mto necessario que hajam propagandas nos meios de comunicação, só que ao mesmo tempo tenho medo é de pessoas como Silas e outros tantos acabarem por usar essas propagandas (que estampam o logo do ministerio da saude) para denegrir ainda mais do que eles ja têm feito, a comunidade LGBT. Só esse é o meu medo, e a duvida em criticar ou nao a presidente.
mas dá pra criticar a presidente pq a justificativa dela não foi “ah, vamos preservar a imagem dos gays”, e sim “epa, gay não pode aparecer se pegando, é feio”.
fora q tava mesmo completamente ridículo aqueles caras praticamente gozando só passando mãozinha no rostinho. já tinham forçado pra não aparecer nada demais, e a dilma ainda achou exagero! fdp. orgulho-me de ter votado nulo no segundo turno ¬¬
votei simbolicamente no Cristovam Buarque u_u
“isso ai, concordo com vc givaldo, ninguém tem que pagar pela falta de vergonhas dessa gente, que não sabe se valorizar, pra qê passar na tv, pras crianças verem e achar bonito? bem que a Dilma fez proibir, se qer andar homem com homem então saiba cuiodar de si memso ninguém mandou fazer esse tipo de coisa ,entao que assumam as responsabilidades”
Comentários sobre o veto ^
Continuo não querendo julgá-la por ter vetado, agora imagina o bando de gente que como minha mãe, só tem acesso a informação da tv e da boca dos vizinhos, o que pensariam vendo dois caras se pegando, outra que outro dia mamãe dizendo que soh aumentou a % de contaminação pq gay faz sexo anal oO.(eu ainda tive a cara de pau de perguntar a ela se mulher que dá o toba tbm pega aids, pra ver se ela se tocava que é o sexo sem proteção o maior vilão, haushuash)
eu acho que campanhas de prevenção deveriam abordar o uso de preservativo para pessoas praticantes do sexo anal, vaginal, seja lá qual for o tipo, mostrar que a falta de proteção independente da sexualidade é que aumenta essa pandemia, não em vídeos assim tão explícitos. Tem mta gente que não vai conseguir assimilar que é campanha de proteção e sim que gay adora um fervo sem camisinha.
Agora, um post importante como essa, é raramente lido e divulgado.. Enquanto pornografia e bobeirol é amplamente comentado, divulgado e comemorado.
Depois, a comunidade reclama da pouca visibilidade ou do preconceito, mas se interessar pelo assunto, buscar a mudança, ngm quer! Seria cômico, se não fosse trágico!
Esse ano, a propaganda do GDF (Governo do Distrito Federal) tinha um casal super bonito de dois machinhos:
Cús piscam.
cus piscam KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
morri!