E o medo venceu a esperança!


Acredito que essa inversão do slogan da vitória do Lula em 2002 retrate bem alguns resultados das eleições deste ano. Tiririca e Magno Malto eleitos?! Como uma racha bem disse no Twitter, ambos os resultados mostram que o brasileiro gosta de uma boa piada pronta, só que no segundo caso o humor é negro.

Mas agora falando sério. Acredito que o resultado mostra quanto o brasileiro anda desacreditado na política, mostra como está entranhado na cultura popular máximas como “são todos iguais, ladrões”, “nada vai mudar mesmo”. Assomado a isso vem o fato de a grande maioria de nossa nação ser analfabeta política. Falta educação, inclusive educação política mesmo. Como bem diz aquele texto de Brecht que postamos aqui, as pessoas não tem a real dimensão de como as suas decisões resultarão em suas vidas, em seus cotidianos, que só elas podem interromper um ciclo de horror de gerações. Dai avacalham tudo! Votam muitas vezes em candidatos que são referências em sua igrejas (Lauriete, sério?), em sua celebridade favorita (Romário, Tiririca) ou no fulaninho que é amigo de alguém ou que em algum momento ajudou-o pessoalmente, o que é uma pena!

Acreditamos, por algum momento, que com o advento da internet no qual se informar (sobre os candidato e política de maneira geral) ficou mais fácil e acessível mudaria alguma coisa.

Fora isso tem o medo, o pânico mesmo. As pessoas estão com medo e é aquele maior do ser humano, medo de morrer. Medo da violência. E da violência contra seus filhos. Daí vem um espertinho e diz que vai acabar com a pedofilia e usa isso como palanque político. Agora diz que vai colocar crianças e adolescentes marginais na cadeia. E ninguém quer saber de nada! Se não quer saber do vizinho, menos ainda do menor carente. Nosso deputado mais votado foi Rodnei Miranda que baseou toda sua campanha na segurança. E a educação?! Ninguém pensa a longo prazo neste país?

Enfim, fica meu mini-ensaio-desabafo.

46 comentários sobre “E o medo venceu a esperança!

  1. O povo de São Paulo tá SUPER reclamando da eleição do Tiririca… Querem trocar pelo Megno Malta? Eu troco sem piscar!
    Se eu estivesse em São Paulo, votava nele também! Ngm elegeu pq acha que ele vai fazer alguma coisa que preste… Votaram nele como uma forma de protesto! Querendo ou não, ele foi honesto com o povo o tempo todo, dizendo que não fazia idéia do que um deputado federal fazia!
    O congresso já tá cheio de palhaços mesmo… Um a mais, um a menos, que diferença faz?

    • mas o texto do DÉ diz justamente isso, será a melhor maneira de protestar!?

      mas concordo com vc, é decepcionante esse circo.

    • Ridiculo! Voto de protesto um escambau. É uma monobra política do partido pois com ele o Tiririca leva um monte de candidatos que não seriam eleitos de outra forma e com interesses que talvez não sejam os melhore para nós. Vc votar no Tiririca so mostra como é alienado.

      Arrasou Dé.

      • Disse tudo…manobra…claro q eles(partido) n iriam qerer um palhaço representando eles(de certa forma), ja o povo(acaba por faze-lo, por idignaçao a tal razãoto rindo)

        o “q” da qestão ta no seu comets:
        o povo voto fudido por estar fudido, uma maneira d critica>>>mas politico é macaco véi O^O usa isso em beneficio propriuh

        • para de xou James…rsrs ela n t xamou de alienado..só qiz dizer q os partidos usam isso pr guanhar muitos votos..nun é verdade! bj na sua fofura

  2. O que mais me irrita é qdo um infeliz afirma: ” Nao se discute política, religião e futebol.” Eu fico pra morrer….

    Ok,religião e futebol ñ se discutem – discordo, mas acabo dxando passa

    Agora, dizer que ñ se discute políticaaa… Ahhh meLLLBemmm
    Isso é frase de gente idiota e q TENTA justificar seu analfabetismo político, sua falta de atenção ao que rola, TODO DIA, em seu país; é um ignorante.

    Como ñ discutir o que seu candidato fez e ñ fez durante o governo ? As propostas viáveis, o q realmente de FATO pode realizar sem fantasiar para ganhar votos ou ser oportunista ? Como nao discutir isso ??

    A inserção da palavra POLÍTICA nesta INFELIZ frase que emerge, com o maior tom erudito na boca de mtos brasileiros, com certeza, foi implantada por um polítco bem sagaz. O que ele(s) pretende(m) com isso ???

    Respostinha BÁSICANnn: Sua ignorancia poltica, querida.

    Questione. Mude. Beba Pepsi.

    rsrsrs

    • Só concluindo o que a Max falo, só não se discute esses temas para pessoas que não aceitam a opinoão dos outros e não sabem debater temas tão importante como esses, resumindo pessoas não Socialista.

    • Eu seiiiii…. E eu adoro discutir, pois acabo SEMPRe aprendendo tbm nas discussões, vendo outras opiniões.

      Mas parece q essas pragas colocam uma VISERA na cara e simplesmente fecham os ouvidos e nao querem nem te ouvir. A atidude é clara de que nao possuem ARGUMENTOS e se escondem atrás desta frase DEMENTE.

      • Sim sim, e a frase “não se discute esse tema” é a desculpa perfeita para fugir do assunto e não ferir o orgulho com o fracasso da discussão.

        • Qdo alguem fala q nao se discute religião, Max, digo: ” Então vc concorda que a população de antigamente era mto mais inteligente q a nossa. Se, não discutir fosse o correto, a igreja de Lutero nao haveria surgido e, consequentemente, as duzentas mil protestantes q hoje existem, da qual vc faz parte, tbm não.”

          Recentemente, estava numa festa de aniversário de 1 ano ( adoroo) e tinha uma garota na nossa mesa(eca!) discutindo isso . Tentei ficar na minha, mas já tinha passado 1h de discussão e meu amigo sonso só concordava. Acabei nao aguentando e entrei na conversa. Conclusão ?? Saiu meio chateada comigo, pois eu rebatia até q ela se embolou de vez no assunto ” mulher submissa”. Meu amigo disse q eu deveria ser advogado ou jornalista.

          Fiquei pensando que qdo minha amiga ( dona da festa ) falasse pra ela q eu era gay, ela iria pensar ” Era o Demônio q estava aqui me atentando.”
          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • È por isso que gosto dessa menina!
            Arrasa gataaaaa… td trabalhada na argumentação. BejaNaCucetinha.

  3. Ahnn, realmente, tadinho deles, ñ devem ser presos, são só crianças que precisam ser encaminhadas para um novo caminho.

    “Pensar no futuro”? Peloamor, a maior idade penal já tinha que existir a mt tempo.

    È só agente ler um pouquinho do jornal,ou ser mais radical e sair desfilando com um iphone na rua pra constatar que aos 14 um homem sabe mt bem oq tá fazendo, e por conta disso deve ser punido como qualquer outra pessoa. Quantas pessoas sairam de uma realidade terrível para uma vida digna e melhor, estar dentro de uma realidade sem oportunidades e desprovida de educação ñ é uma opção na vida do jovem,opção msm é permanecer nela , a Marina Silva msm q prega o discurso de “pensar no futuro e blá blá blá” foi pobre de marré e ñ se rendeu ao sistema que a cercava, olha onde ela tá agora? Foi sorte dela?Ou ela correu atráz?

    Não gosto do Magno Malta, ñ votei nele, mas sou a favor que a penalidade seja igualitária para qualquer homem que saiba oq fez.
    Aos 14 vcs sabiam oq estavam fazendo? Eu sabia.

    Pensar em uma solução super revolucionária na educação que cuidaria dos nossos jovens tão puros é mt fofo e politicamente correto, pensar na realidade é complicado né?

  4. É, né, acho que o resultado de vários cargos nas urnas mostra a ignorância política do povo mesmo… inclusive no mais conspícuo…

  5. Eu escolhi de criterio meu candidatos apostando naquilo que podemos chamar de “Talento”, um exemplo foi o Rodney que trabalha na área da segurança, e outro também foi o serra que seu foco maior e na saude, pra mim esses são os “Principais” temas que está em decadencia no BrasIl, acredito que não joguei meus votos fora, alguns candidatos tem seus focos principais agora se vai fazer ou não ? não sei, como somos todos obrigados a Votar fiz minha parte.
    O Palhaço tiririca pra mim eu vejo como um protesto da população de são paulo, pois a camara federal,senado,etc,,sempre foi visto como um circo, então por que não escolher um palhaço de verdade ?.

  6. O voto pro Tiririca não foi voto de protesto. Se foi, estamos mal das pernas pq nem protesto sabemos fazer entao… pra mim foi mais voto de deboche pq um palhaço como Tiririca que na propaganda diz que vai pra Brasilia pra ajudar os mais necessitados inclusive a familia dele, apenas retrata o que o brasileiro é e faria se estivesse no lugar dele…

    Se nossos politicos são corruptos, palhaços, debochados, fazem da coisa publica um meio pra subir na vida, é o reflexo da maioria da população… A maioria é debochada, corrupta e gostariam de ter um cargo publico pra subir na vida e beneficiar os proximos… Se Tiririca, Magno Malta e tantos outros foram eleitos é pq temos muitos Tiriricas e Magno Maltas por aí…

    O brasileiro sofre de problema moral. Somos um povo sem moral e corrupto… essa é a verdade… o tal jeitinho brasileiro nada mais é do que a corrupção institucionalizada, bem vista e natural do brasileiro…

    Ah… queria escrever mais mas ninguem vai ler e se importar entao chega rss

  7. Pois é! Estou de acordo com o Dé. Segue um texto que vale a pena ler, e, mesmo que vcs não concordem com tudo o que está escrito, espero que seja um ponto de partida para reflexões maiores de onde estamos – como nação brasileira – e para onde queremos (devemos) ir. Não sei a idade média dos leitores do blog, mas mesmo que os mais novos não se lembrem à quantas andava nosso país nos anos 90, saber da história do seu país nunca é demais. Povo que não sabe da própria história é povo dominado!

  8. “Marina, morena Marina, você se pintou” – diz a canção de Caymmi. Mas é provável, Marina, que pintaram você. Era a candidata ideal: mulher, militante, ecológica e socialmente comprometida com o “grito da Terra e o grito dos pobres”, como diz Leonardo.
    .
    Dizem que escolheu o partido errado. Pode ser. Mas, por outro lado, o que é certo neste confuso tempo de partidos gelatinosos, de alianças surreais e de pragmatismo hiperbólico? Quem pode atirar a primeira pedra no que diz respeito a escolhas partidárias?
    .
    Mas ainda assim, Marina, sua candidatura estava fadada a não decolar. Não pela causa que defende, não pela grandeza de sua figura. Mas pelo fato de que as verdadeiras causas que afetam a população do Brasil não interessam aos financiadores de campanha, às elites e aos seus meios de comunicação. A batalha não era para ser sua. Era de Dilma contra Serra. Do governo Lula contra o governo do PSDB/DEM. Assim decidiram as “famiglias” que controlam a informação no país. E elas não só decidiram quem iria duelar, mas também quiseram definir o vencedor. O Estadão dixit: Serra deve ser eleito.
    .
    Mas a estratégia de reconduzir ao poder a velha aliança PSDB/DEM estava fazendo água. O povo insistia em confirmar não a sua preferência por Dilma, mas seu apreço pelo Lula. O que, é claro, se revertia em intenção de voto em sua candidata. Mas “os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz”. Sacaram da manga um ás escondido. Usar a Marina como trampolim para levar o tucano para o segundo turno e ganhar tempo para a guerra suja.
    .
    Marina, você, cujo coração é vermelho e verde, foi pintada de azul. “Azul tucano”. Deram-lhe o espaço que sua causa nunca teve, que sua luta junto aos seringueiros e contra as elites rurais jamais alcançaria nos grandes meios de comunicação. A Globo nunca esteve ao seu lado. A Veja, a FSP, o Estadão jamais se preocuparam com a ecologia profunda. Eles sempre foram, e ainda são, seus e nossos inimigos viscerais.
    .
    Mas a estratégia deu certo. Serra foi para o segundo turno, e a mídia não cansa de propagar a “vitória da Marina”. Não aceite esse presente de grego. Hão de descartá-la assim que você falar qual é exatamente a sua luta e contra quem ela se dirige.
    .
    “Marina, você faça tudo, mas faça o favor”: não deixe que a pintem de azul tucano. Sua história não permite isso. E não deixe que seus eleitores se iludam acreditando que você está mais perto de Serra do que de Dilma. Que não pensem que sua luta pode torná-la neutra ou que pensem que para você “tanto faz”. Que os percalços e dificuldades que você teve no Governo Lula não a façam esquecer os 8 anos de FHC e os 500 anos de domínio absoluto da Casagrande no país cuja maioria vive na senzala. Não deixe que pintem “esse rosto que o povo gosta, que gosta e é só dele”.
    .
    Dilma, admitamos, não é a candidata de nossos sonhos. Mas Serra o é de nossos mais terríveis pesadelos. Ajude-nos a enfrentá-lo. Você não precisa dos paparicos da elite brasileira e de seus meios de comunicação. “Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu”.
    .
    * Maurício Abdalla é professor de filosofia da UFES, autor de Iara e a Arca da Filosofia (Mercuryo Jovem), dentre outros.

    • Inclusive, acho que com um partido rumo a 12 anos no poder, saber da história do país torna tudo isso ainda mais engraçado.

    • Pois é, também gostei e achei bem escrito. Superficial, mas bem escrito. E olha que nem concordo com tudo o que foi posto ali. Parei pra reler e fiquei pensando: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Agora a pouco zapeando pelo orkut vi no perfil original do Dé a sinalização de apoio à Dilma. A priori também me parece o mais acertado a se fazer. Muah =*

Comenta, beesha!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s