Resumo do Seminário: Educação e Diversidade Sexual!


Finalmente! Agora que resolveram o problema da minha internet, vamos colocar tudo no lugar! Como eu já disse, o Seminário foi ótimo! Muita gente presente, pelo que fiquei sabendo 270 pessoas inscritas e 600 ficaram de fora. Em mais ou menos 10 horas de Seminário, muita coisa foi discutida.

Desde os casos rotineiros que professores encontram nas escolas, quanto a violência que os homossexuais enfrentam dentro dos muros da escola e que muitas vezes é camuflada. Tudo muito organizado, tirando um breve atraso! Funcionou da seguinte forma: As mesas eram compostas, os palestrantes discorriam sobre o assunto e depois o auditório tinha direito a perguntar sobre o que foi falado e pá!

Já vou logo confessando que amei a primeira mesa, composta pelo: Prof. Dr. Alexsandro Rodrigues (UFES), Carlos Magno (ABLGBT) e Profª. Drª. Cláudia Maria Ribeiro (Universidade de Lavras). A maioria dos palestrantes realmente estava muito preparada e o Carlos Magno, que falou sobre preconceito, estereótipo e discriminação, e a parada gay como espaço de visibilidade, foi ótimo, super gente boa! Rolou também, as comentadas, apresentações culturais. Entre gritinhos da Patty sobre Silvetty Montilla e o alvoroço que se causou no auditório, Labelle Beauty, surgiu no palco e a-ha-zou na performance. (coloquei o vídeo no fim do post)

Depois, a 2ª mesa foi montada, com:  profª Drª Jane Felipe de Souza, discorrendo sobre os comportamentos homofóbicos no cotidiano da Educação Infantil e com a juíza Ivone Vila Nova. Cara, essa juíza animou todo mundo, a mulher fala, gesticula, anda, bate o pé e não deixa ninguém ficar entediado, ela falou um pouco sobre  os direitos LGBT no Brasil e o quadro de violência contra homossexuais no estado . Depois do almoço, Gizelly Sumer e a formação da 3ª mesa, com: Prof. Luiz Cláudio Kleaim (PLUR@AL) e a Profª Fátima Aparecida da Silva (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

As duas últimas mesas foram formadas por movimentos LGBT do ES e pessoas importantes da causa,  como por exemplo: a travesti Vanilly Borghi  do GOLD-Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade, a maravilhosa Deborah Sabará, transex, porta bandeira da Imperatriz do Forte São João e mãe do Caio, a Pastora Eliana Ferreira Vilela  da Igreja da Comunidade Metropolitana, que inclusive deu maior basfond ao falar sobre casos de homossexualidade na bíblia, Antônio Lopes de Souza Neto, o Toninho, da Coordenação do Curso Gênero e Diversidade na Escola, a militante Ariane Meireles (Santa Sapataria – Lésbicas e Bissexuais do ES) e Henrique José Alves Rodrigues, também do PLUR@L.

Resumindo, foi isso, é impossível descrever aqui tudo o que foi dito e como foi dito. O que dá pra dizer é que foi ótimo e espero ver as senhoras nos próximos!

31 comentários sobre “Resumo do Seminário: Educação e Diversidade Sexual!

  1. Iza, confira so a informação referente a composição das ultimas.

    4 Mesa:Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Vitoria Nina, Houve um representante da OAB,Bruno Kimai Imprensa LGBT do Estado do Espirito Santo, Vanilly Borghi do GOLD-Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade / Deborah Sabará/ Pastora Eliana Ferreira Vilela da Igreja da Comunidade Metropolitana/Henrique José Alves RodriguesPLUR@L.

    5 Mesa: Antônio Lopes de Souza Neto, o Toninho, da Coordenação do Curso Gênero e Diversidade na Escola, a militante Ariane Meireles (Santa Sapataria – Lésbicas e Bissexuais do ES).

  2. O Evento foi de suma importancia, um salto no avanço da discursão em torno da questão, já vejo uma luz no fim do tunel, fiquei muito feliz em receber em minha caixa de e-mail as felicitações de professores e participantes do seminario congratulando a minha apresentação, alem de e-mails com inumeras duvidas e questionamentos a cerca da comunidade LGBT.

    A educação e a segurança publica já derão o primeiro passo, este seminario realiazado pelo SINDIUPES, A Cartilha elaborada pela Sec. Segurança Nacional sobre a comunidade LGBT e sua forma de tratamento e tambem a criação de uma comissão de diversidade dentro da OAB-ES são avanços que merecem aplausos.

  3. Obs: Debora Sabará e integrante do trabalho que não se pode ser nomeado aqui.. Uma exemplo a ser seguido como pessoa e militante.

  4. Legal é no ônibus as pessoas lendo as frases na mochila e constatando que eu sou gay.
    me olham de cima a baixo…

    já falei para essas pessoas que eu não sou gay, sou travesti. garaleo.

    elas não aceitam, aff.

  5. Fui graças à divulgação de Izaaa e amei. Passei todo o material p minha mãe que estão com a bolsa pendurada aqui na casa dela e pretendo escrever ainda sobre os temas discutidos no meu blog. Amei e pretendo participar de outros, alem de tentar aplicar na instituição na qual trabalho.

  6. gentchy ela é otimáá!

    alias é mas que otima éla é super!

    puxei seu, iskeci!

    (Já falei pra essas pessoas que nao sou gay, sou travesti!!!)

    Morri mona!!

    by bee’s

Comenta, beesha!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s