Drag Queens: inovar é preciso!


A cultura drag queen espalhou-se pelo mundo com a popularidade do filme australiano The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert que conquistou a todos ainda nos anos 90. Depois de um período de grande ápice e da febre de shows mega divertidos, esse movimento entrou em decadência. Até pouco tempo, esteve marginalizado e até de certo modo sendo ignorado pelo público gay. Mas não morreu.

Agora, com uma drag queen ganhando espaço na mídia (sim, a Dimmy no BBB), acredito que as drags tem uma nova oportunidade para se apresentar, fazer sucesso e ganhar um aqüé.

Aqui no estado existe uma (forte?) tradição de drags queens que agitaram a cena especialmente no final dos anos 90. Quem viveu essa época diz que havia uma certa euforia pelos shows altamente fechativas, com roupas feitas de materiais alternativos, efeitos especiais, coreografias incríveis, músicas exóticas e etc. Era sempre uma surpresa e um escândalo por apresentação.

O que aconteceu foi que aos poucos as drags foram cada vez mais se pasteurizando e se repetindo e isso explica o tédio em relação a elas com o passar do tempo: todas fazem a linha mulherzinha, batem cabelo igual e dublam sempre um remix da última música da moda. É claro que há excessões.

Uma delas é Angela Jackson que a cada show se reiventa criando suas próprias músicas e seus figurinos. Outra é a Draken que causou furor ao vencer o concurso de Top Drag 2009 fazendo uma linha diferente da convencional, uma coisa bem andrógena. Eu na época e ainda acho que o prêmio foi merecido justamente pela inovação, entretanto se esse ano outra quiser fazer o mesmo cai nessa questão da reprodução daí já dificilmente apoiaria. Outra que também admiro o trabalho é a Elétrika com seus show altamente performaticos (diria até acrobáticos) e efeitos.

De forma alguma critico aquelas que já estão no mercado e tem seu público cativo  fazendo por aí um trabalho, digamos, mais convencional, acho ótimo desde que o faça bem, como o fazem Raysla Tempestade, Lara Face e Christinny Walker, acho o trabalho delas fabuloso. A dica é para quem está começando agora: é preciso renovar, criar e surpreender para poder se destacar, pois assim manteremos viva a cultura drag queen. Abusem, bunitas!

33 comentários sobre “Drag Queens: inovar é preciso!

  1. Concordo total com vc.

    Parece ke as drags sofreram um processo de “pasteurização”.
    E ainda é pior qdo elas “herdam” o modelito de outra.
    O idela seria a criação de uma personagem para ke a drag
    fosse reconhecida nao so no palco onde “fazem a linha mulherzinha, batem cabelo igual e dublam sempre um remix da última música da moda” mas tbm fora dele.
    Kem sabe novos e inusitados talentos nao surjam depois deste post.

    Pronto falei!!

  2. Esse vestido feito de chinelos do filme Priscilla é tudo! E alguém me rescussita, pois morri com esse sapato aí da drag…

  3. Sou um pouco mais antigo acho, do tempo da Heros. acho q foi o melhor palco q ja existiu pra show de Drag, as casas noturnas GLS deveriam valorizar mais esses espaços, e não fazer shows em cantinhos improvisados.

  4. conheci a eros tb, realmente a boite era movida a show de drag, era muito massa, cada barraco entre elas ja presenciei kkkkkkkkk

  5. Por onde será que anda Miss Linda? .A eros foi inovadora , as otras boites que vieram depois só copiaram seu modelo de palco , como a
    moulin rouge , next e queens club.

  6. nossa realmente, o domingo era ótimo, tinha até novela, que vc tinha que ir na próxima semana pra saber o outro capitulo kkkkkk, ai quanta palhaçada. rs .

  7. Eu nunca assisti este filme ” Priscila Rainha do Deserto “. Todas minhas amigans ficam pasmas qdo falo, pq falam q vive passando na TV. Mas nunca vi.

    O Draken até q concordo pq vi o show no dia do Top Drag e gostei tbm. Vamos ver a proxima se ele inova novamente. ( O moikano dele ficou fodannnn e as asinhas tbm rsrsrs )

    Eu ADOROOOOOOOO show de Drag. Tanto é q vou na chica só por isso. Gosto, principalmente, daquelas caricatas, cômicas, as todas mulambentas ( fazendo algum personagem), sei lá, as engraçadas.

    Appelez-moi de baisers ! ! !

  8. è tempo bom q nao volta , na época da eros e da queens , a bees ferviam e iam só por causa dos shows , a casa q estivesse com a drag do momento ou uma famosa paulista era q ia bombar no fds , .. Vix jah teve , seu casting d drags q incomodaram …Agatha , duda fire, thalita help( hj dj tony davino) , Melissa paratudo , eletrika , Barbara beauty , dimitria e outras mais ….Alem claro das antigas donna karao , andrexia simon , Miss linda , enfim sao muitas .. vix sempre foi referencia … muitas nao sabem mais todas as vzs que uma bee d SP vinha a vix e via um show de uma drag babado aki tremia da bee se jogar pra SP ,hj eu tenho o mesmo pensamento do Dé , pasteurização .. tudo igual , nao vejo diferença em nenhuma .. antes cada uma tinha o seu perfil , trejeito de dublar , tinha um estilo d vdd , hj tudo xerox , da xerox , da xerox da xerox ……criatividade passa longeeee.. bem tomara mesmo q elas sejam ressucitadas pela vitrine BBB , pois amoo o trabalho delas….

  9. ( … 🙂 e (Inhaêêê…) será que sâo as mesmas pessoas? ou será coincidênçia os dois usarem três pontos no nick.

  10. Obrigada por ser citada no texto.
    2010 promete não ser apenas a volta das drags como a invasão drag no mundo hetero.
    Domingo tem matéria sobre drag-queen na Revista de domingo do jornal A Gazeta. Não perca.
    Em breve também Angela Jackson, eu mesma, estarei me apresentando no Mr Picui na Praia do Canto como parte do grupo “Agora é que são elas” formado apenas por mulheres (no meu caso quase isso, rsrsrs).
    E depois do carnaval tem CD novo pintando por ai.

    Beijos da Rainha do Miado.

  11. Só pelo comentário do ” brother” ( aham, ta boa né queriDAAA ) percebe-se q é calouro no blog.
    Hellowwwww brodiNHAAAAaaaaaaaa

  12. Nao disse que é, disse q DEVE SER.
    Supus q fosse calouro devido ao questionamento feito anteriormente

    Baisers ! ! !

Comenta, beesha!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s