A Homossexualidade e a Bíblia


Um dos assuntos mais delicados e que está geralmente intimamente ligado a  por a homossexualidade  como algo moralmente errado se diz respeito a religião, que no caso cristão está ligada às chamadas escrituras sagradas, ou seja, a Bíblia. O tema religião + culpa + homofobia é tão significativo e ronda de tal maneira às relações homoeróticas que já foram diversas vezes debatidas aqui mesmo no Babado Certo.

Está publicado no YouTube um excelente documentário americano, legendado em português, que vem desvendando todas as questões ligadas as passagens bíblicas e a homossexualdiade. Quem se interessa pelo assunto não pode deixar de assistir:

Segue aqui a parte 2 e a parte 3.

32 comentários sobre “A Homossexualidade e a Bíblia

  1. Dé, muito interessante esse documentário. Ótima pauta para se postar aqui no Babado Certo. É legal ver esse tipo de mensagem, porque percebo que não estou sozinho no mundo. E que nem tudo é uma conspiração contra mim.

    Mas, enquanto o mundo não amadurece e por temer o que terei que enfrentar se tiver que contar a familiares e amigos, prefiro viver as duas realidades que vivo hoje em dia.

    Muito boa a pauta. Parabéns.

    Abraços.

  2. Gatim, duas realidades?! Acho que é apenas uma realidade. Respeitamos a opção (aqui sim opção) de cada um sobre assumir ou não a sua sexualidade pois, como diz Caetano, ‘cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é”. Mas só há uma realidade, a de que você “É” e tem que fingir não ser.

    Obrigado pelos elogios. Ainda em Sampa?

  3. Ontem mesmo tive um papao sobre isso na UFES
    m terra onde pensamos que todos tem a cabeça aberta, tive que ouvir que sou pecador e disvirtuo o plano de Deus

    Repito o que disse para a pessoa:
    Se o seu Deus gosta de brincar com as pessoa, fazendo nascerem para sofrer… Não faço questão de acreditar nele!

  4. O Ato sexual entre duas pessoas do mesmo sexo era normal e algumas partes do Mundo na epoca de cristo, principalmente no Imperio Romano, tratava-se de um rito Pagão da fertilidade, um homen mais velho “maricona” que fizese sexo com meninos mais novos de 15 16 17 anos, ganhavam dele virilidade e potencia sexual.

    Assim tbm para algumas outras culturas essa atituldes tinham outras explicações ou teorias que aceitavam e ate indicavam tais atos.

    Foi Restringido aos judeus por se tratar de uma cultura Pagan, simplesmente por não condizer com o Judaismo..

    Assim como Uso de duas peças de tecido, muito usados pelos Romanos, ex.: uma tunica branca com pedaçõ de tecido vermelho envolto, e fizeram isso quando quizeram humilhar Jesus, afinal Jesus sendo judeu para ele isso seria vergonhoso.

    Possivelmente os Soldados Romanos antes de crucificar Jesus tbm poderiam ter estrupadoo, a essa possibilidade.

    O Que gera grande caus, sao algumas traduções erroneas como Efeminados, Homosexuais, que não condizem de uma tradução confiavel e valida, estudiosos Telogos no vaticano chegaram a conclusao que a palavra efeminados não condiz com a tradução do Hebraico, ouve um grande erro …… e foi assumido…. o que a bilblia deveria tratar como menino alegre ou em seu significado, brincalhão, Bonachão, Descompromissado, Falta de Seriedade ou Infantilidade foi tratado como menino alegre “GAY” Tradução para o Ingles que depois virou Efeminado, e outros mais radicais Homosexuais, ume erro. qualquer Teologo que levou os estudos em Hebraico seriamente poderia afirmar o erro catastrofico.

  5. Beeshas.

    Quero recomendar este site:
    http://www.icmbrasil.com/portal/

    Há uma Comunidade desta mesma igreja aqui em Vix. As reuniões acontecem aos domingos as 19:30hs na Capela Ecumênica da UFES, em cima do Cine Metropolis. Ahh, no corredor do banheiro. Addoooorrrro.

    As irmãs gays de lá são super bacanas, simpáticas, pintosas e acolhedoras.
    É uma igreja gay mesmo!

    Beijos pra todas.

  6. Bíblia?

    Ah, aquele livro que também defende a escravidão, prega a submissão da mulher, narra o sacrifício de animais, afirma a obediência cega às autoridades e difunde “verdades” tais como: “Não deixarás viver nenhuma feiticeira” (Êxodo 22:17), ou “Agora, pois, matai todos os varões de entre as crianças e toda a mulher que tenha tido relações com homem; mas conservai com vida, para vós, todas as donzelas que não tenham conhecido varão.” (Números 31:17-18).

    Enfim, Como levar a sério estes e outros tantos absurdos? Dentre tantas besteiras e irracionalidades não me parece fora de contexto que preguem contra homossexuais. Na verdade soa bastante coerente.

    Por isso defendo que a humanidade se liberte de todo e qualquer teísmo, de toda e qualquer religião. Viveríamos em mundo bem melhor!

    Bjus.
    Cris

  7. Famosos e os mais influentes e Importantes Ateus da Humanidade reconheceram a importantacia da Religião, e de fato é! apesar de erros que elas contem fazem mais bem do que mal.

    Numa Grosseira comparação vejamos o Senador e o Governo, eles roubam ate matam entre sim, subornam e etc etc…

    e ruim!!! mas o que seria da sociedade sem esta democracia?? o que seria da sociedade sem esta organização fundamental mesmo com tantos erros..

    O fato e que mesmo não sendo perfeita nao significa que seja 100% ruim.

    Iremos encontrar muitos criticos que defendem diversas teorias contrar as religioes, em especial as mais em alta como Catolicismo, mais o que afirmo e tenho certeza e que a Igreja Catolica ainda não apoia os GAYS e etc,, por que seria alvo de criticas severas de Protestantes..

    A Igreja em seus estudos Psicologicos, Afetivos, Historicos, Biblicos e etc.,, ja chegou a conclusoes evoluidicimas sobre este assunto, mas se ela tentar explicar e tal mesmo sendo verdade sera alvo de critica…

    muita critica.. sendo assim protestantes usaram desse meio para afundar o catolicismo, este protestantes nao vão querer a verdade, mais apenas avacalhar!!!!
    imaginem como sera? e por mais que a Igreja Catolica se explique que encontrou erros em tradução, historicos e de linguagem de quem a sociedade vai ficar do lado????

    do sensacionalismo chamando a Igreja Catolica de Imoral,,
    tenho certeza!!

    Então por mais que seja verdade, nem todos estao preparados para ela, assim como outras verdades que seria um escandalo se eu aqui afirmase elas!!!

  8. espero que tenha alguem lendo.. huahuhuaa acho muito importante, e deve partir de nos Gays mesmo sendo gays agir de forma moralmente corretos..

    evitar certas coisas que ate para heteros sao imorais, como sexo em lugares publicos, pegações em banheiros e essas coisas…

    assim vamos mostrar a sociedade quem somos..

  9. Brunno,

    Eu “estou lendo” os seus comentários. Entretanto expressões como “moralmente corretos”, ou “mostrar a sociedade quem somos”, me parecem ingênuas. Cuidado para não oferecer normatização baseada apenas nas suas experiências, ou nas de um determinado grupo, para o comportamento sexual humano.

    Como diria um amigo meu: “Mostrar a quem e o quê, cara pálida?”

    Sobre sua defesa da igreja católica: não entendo como um homossexual pode defender uma instituição que o recrimina e que, não esqueçamos, mantém um escritório de advocacia multimilionário para abafar os casos de pedofilia de seus membros. Mas a fé é mesmo, não é?

    Ah, e não era o homem mais velho que “ganhava” a virilidade do mais novo e sim o contrário. O homem mais velho (chamado erastes) era para todos os efeitos o ativo da relação e o jovem (chamado eromenos) tomava a priori a posição passiva. Pelo menos é isso que os relatos antigos nos mostram. Recomendo os estudos de Kenneth Dover para começar.

    Um abraço,

    Cris

  10. Biblia??
    Desconheço esse livro de contos de fada.
    So sei ke e mais conhecido como “desodorane de baiano” e tbm
    muito usado por senhoras e freiras´para se defender
    de assassinos de aluguel amando de donos de latifundios.
    Aconselho Rexona e coletes s prova de bala.
    Muito mais uteis nesses casos.
    Pronto, falei.

  11. Não preciso prolongar-me muito, pois o Cristiano já disse muito bem o que eu poderia ter dito. Quero apenas voltar a um ponto, colocado pelo Bяυииσ Kimäi:

    Você disse que a religião é uma instituição necessária, apesar de lados positivos e negativos? Bem, acho que isso é no mínimo algo complicado para se dizer. Nós, seres pensantes, não precisamos da religião para construirmos uma moral. Afinal, se fôssemos utilizá-la, a qual recoreríamos? Aos sangrentos livros do Antigo Testamento? Ao violento Corão? Pense: se podemos fazer juízo de valor sobre o que consideramos bom ou ruim dos livros sagrados, isso significa que não precisamos da mediação dos mesmos para construirmos a moral, as leis etc.

    Segundo: você diz que ateus respeitáveis reconhecem a importância da religião… Isso pode até ter algo de verdadeiro; mas, se o tem, é muito pouco! Os estudiosos ateus que se debruçam sobre o tema insistem que a religião é um dos maiores males a ser removido de nossa sociedade. Recomendo a leitura de Bertrand Russel: “Why I Am Not a Christian”; Dan Barker: “Godless”; e, mais especificamente, Richard Dawkins, “Deus, um delírio”, mais especificamente ainda no capítulo intitulado “Respeito não merecido”. Sobre a noção de moral, indico a leitura do capítulo “As raízes da moralidade: por que somos bons?”.

    No mais, fico imensamente feliz que este blogue tenha esses momentos de discussão. Abraços.

  12. E para indicar um filme,indico o filme feito para Tv “Oraçoes para Bobby”,que trata dos assuntos de suicidio entre os gays e da questao de homossexualidade e a biblia,filme perfeito!

  13. Ai sério, fico pas-sa-da que tem tanta beesha ainda preocupada com essa merda de religião… e pior ainda querendo fazer parte da religião que a condena.

    Falerei as bees recalcadas:
    Queridán… Deus te ama, não se importa se você dá o koo ou não, só se importa se você dá o koo pro bophe do bem ou pra um ser sem luz. Se você não está feliz na sua igreja católica, evangélica, batista, luterana, terrero… whatever, vai e faz sua religião bee! Se joga! E ainda cobra dízimo!

    Sério queridos… religião é tudo invenção de um monte de babacas de mil anos atrás que queriam controlar suas mulheres, reafirmar seus preconceitos e ganhar dinheiro. Só serve pra dar razão a sua existência e dar consolo nas horas que a barra pesa. Então … esquece!! Now!!

    Já amigo meu disse… “Veado não é coisa de Dadá não.”

  14. tbm, fico imensamente feliz que este blogue tenha esses momentos de discussão. axo bom, principalmente no nivel que esta sendo levado. com inteligencia ….. e muita cultura..

  15. Obvio que a questão não é tão simples, mas simplifiquei para fazer meu ponto que é: Religião é uma instituição corrupta e desnecessária na atual conjuntura mundial.

  16. Oi gente, muito interessante ver esse debate aqui! Voces assistiram os videos??? Achei de excelente qualidade… com pontos de vista opostos… e argumentos muito bem colocados, por ambas partes!

    Agora, algo que me marcou muito no 3º video, foi um comentario feito… e eu sempre acreditei nisso, como uma verdade… que é “nao se combate o preconceito, com mais preconceito”… nao adianta gritar que odeia crente, odeia catolico, odeia quem acredita em religião, odeia quem odeia os gays… porque isso nao vai levar a nada! Só mostra que somos seres humanos, passiveis de emoções e revolta… no entanto precisamos cair na realidade e lembrarmos que somos racionais e necessitamos respeitar aquele que nos é diferente… não existe a possibilidade de cobrar respeito se nao temos respeito pelo nosso proximo!

    -Voce é a classe “excluida”!? Mas voce respeita aquele que não faz parte da classe “excluida”, mesmo ele lhe tratando com desprezo?!… É dificil?- Com certeza! Porem se quisermos respeito… precisamos respeitar!

    Nesse mesmo trecho do video… ele fala que os homossexuais devem mostrar quem realmente são, para quebrar o esteriótipo do “algo diferente”… dai eu pergunto a vocês- como mostrar esse “quem realmente são”? Atraves de paradas?! De beijaços!?… será que isso funciona e pode diminuir o preconceito???

    Tema complexo e nada simplório! Parabens aos leitores que conseguem manter o nivel do dialogo e ao Babado Certo por trazer de forma tão eloquente, porem respeitosa, essa tematica!!!!

    Bяυииσ Kimäi… concordo em grande parte com seus comentarios e ideias… só que de igual forma respeito a revolta e à nao compreensão dos leitores que vão de encontro a sua opinião… que a proposito não é nada facil de ser defendia por um homossexual!

  17. Oi Dé… recebo o comentario como um fato positivo! Mas sabe o que é!? Eu ja dei taaaaaaaaanto soco em ponta de faca, defendendo com unhas e dentes idéias unilaterais… que hoje em dia me pergunto se valeu a pena ter cortado as mãos tantas vezes brigando por essa unilateralidade… dai cheguei a conclusão que o respeito e o equilibrio são a chave para tudo!!!! Não que eu não tenha a minha opinião e conceito formado… mas não necessariamente, eles precisam ser uma verdade absoluta!!!!

    No fundo, eu confesso que atualmente eu to meio filosófico… fazendo bem a linha “Liberté, Egalité, Fraternité”!!!!

    Obrigado pelo diplomata Brunno!!!!

    Beijos e abraços…

  18. Falando de Filosofia, creiu e é uma lei universal que a verdade e unica, não existe duas nem tres nem meia verdade, o fato e que o que existe e interpretação da Verdade e isso faz com que existam alguns erros em interpretações…

    acho interesante e defrontar e discutir esse e outros muitos assuntos, so se tem a crescer, evoluir… adoro quando fika nesse nivel , todos aprendem, e confrontam suas proprias ideias, so nao gosto quando as recalcadas começam com a baixaria,,,

    devemos estar aberto para os outros… ops .. a ideia dos outros..

Comenta, beesha!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s