Hedwig e a Polegada Nervosa


Hoje vou fazer algo que já não fazemos há algum tempo: dar (opa!) dica de filme. O filme em questão é um dos meus musicais preferidos e se chama Hedwig and the Angry Inch, do diretor americano John Cameron Mitchell. Vejam o trailer! O filme é muito lindo e conta a história Hansel que vivia na Alemanha oriental e para poder fugir do muro de Berlin aceita casar-se com um oficial americano tendo, porém, que fazer uma operação de mudança de sexo para se tornar Hedwig. Chegando na América o muro cai e Hedwig é abandonada pelo marido que a troca por um garoto mais novo. Vejam o trecho em que isso acontece e ela canta “Makeup (Wig ina box)”:

O filme é todo nesse estilo, parece um grande videoclipe. A história de Hedwig nos é apresentada durante as canções da transex

ual em suas apresentações decadentes em bares e restaurantes. Escolhi essa música para postar, porque foi a única que achei legendada e em espanhol (para facilitar a compreenção), mas minhas canções preferidas são outras. A lindíssima Origin of Love (Origem do amor), quando ela fala sobre sua nova paixxão americana um rapaz de 16 anos, que rouba suas canções e se torna um cantor de sucesso, a pesada Tear me down, onde ela se compara com o próprio muro de Berlin por ser um alguém dividido (meio homem, meio mulher) e a minha preferida Angry Inch (Polegada nervosa) que é muito, muito rock’n roll. O problema das traduções é que eles põe como título umas coisas nada a ver. O título original do filme é “Hedwig and the Angry Inch” (Hedwig e a polegada nervosa) que por aqui se tornou “Hedwig: rock, amor e traição”.

"Senhoras e senhores, comentem!"

Polegada Nervosa é o nome da banda de Hedwig e de uma música que conta sobre o fracasso de sua operação de mudança de sexo, o que Hedwig tem não é nem pênis nem vagina, é, como ela mesmo diz, um montinho de carne (a tal polegada).

Hedwig é um mergulho em direção a obscuridade e um dos musicais mais inventivos que já vi. É alternativo, é musical e é ácido: um filme para poucos.

6 comentários sobre “Hedwig e a Polegada Nervosa

  1. Onde achar essa perola?
    Faça um convenio com alguma locadora.
    Ate pq esse filme nao vai estar em nenhum camelo.
    Pronto falei.

  2. Bem, na internet tem para baixar e para comprar. Eu tenho em DVD legendado em português de portugal e posso gravar para alguém que queira e não consiga de outra formas.

Comenta, beesha!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s